O diretor do SAAE em Casa Nova, Ciro Viana, revelou que o município está tomando providências para punir os responsáveis pelo projeto de esgotamento sanitário do conjunto Vila São Francisco, obra do Programa Minha Casa Mina Vida localizado na entrada do município. O esgoto das residências foi construído em sistemas de fossa, totalmente inadequado, sem tratamento que está contaminado terrenos vizinhos e roças que empregam moradores da cidade, além de poluir o rio São Francisco.
A obra é do Governo Federal e foi conduzida pela Caixa Econômica em parceria com a Prefeitura durante a gestão anterior. Ciro afirma que a gestão atual buscará responsabilizar os responsáveis por esse projeto para que se faça o concerto do sistema. Também vai cobrar punição por essa agressão ao meio ambiente e à saúde pública de Casa Nova.
“Esse esgotamento não pertence ao sistema do SAAE. Ele é uma agressão ao meio ambiente e vem trazendo prejuízos à população. Assumimos o SAAE em torno de 80 dias e é nítido e é notória a maneira como vinha sendo gerido o nosso município, com muita irresponsabilidade e colocando as pessoas em segundo lugar”, afirma Viana.
No conjunto habitacional se percebe alguns esgotos a céu aberto despejando em terrenos vinzinhos indo direto para o rio. ”Isso é um problema muito sério. A gente pegou o município com essa grande irresponsabilidade. Eu gostaria de esclarecer que esse projeto não é um sistema de esgotamento sanitário vinculado ao SAAE. Foi liberado pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal. São sistemas de fossas individuais em residências. O problema deve ter sido na execução da obra ou do projeto, mas a gente já está ciente disso”, atestou o diretor.
As providências partirão da secretaria de Meio Ambiente do município que vai cobrar explicações da CEF. “Vamos fazer a solicitação para a CEF que ela também se responsabilize, não só o gestor anterior, mas a Caixa também porque foi quem executou o projeto; quem autorizou o projeto, o que um absurdo”, dispara Crio Viana.
Ciro ressalta que governar com clareza é o mote principal da gestão atual que recebeu o município todo desconectado, sem planejamento e com grandes irresponsabilidades. ”A ordem do prefeito é essa, de responsabilizar quem teve culpa dentro do projeto. O que não pode é o esgoto continuar sendo jogado de uma maneira irresponsável. A diretriz da nossa gestão liderada pelo prefeito Wilson Cota é colocar as pessoas em primeiro lugar e responsabilizar os culpados por essas e outras grandes irresponsabilidade cometidas no passado”, alertou o diretor do SAAE de Casa Nova, Ciro Viana.
Blog do Banana

Nenhum comentário
Postar um comentário
Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.