Coelba e Shopping da Bahia inauguram eletropostos do corredor verde da NEOENERGIA em Salvador
Dois pontos de abastecimento de veÃculos elétricos instalados no centro de compras integram a primeira eletrovia do Norte/Nordeste, que terá 1.200 km de extensão, ligando Salvador a Natal
Caminhão azul com letras brancas
Descrição gerada automaticamente com confiança média
A Coelba, distribuidora da Neoenergia, e o Shopping da Bahia inauguram, nesta quinta-feira (20), dois pontos de recarga de veÃculos elétricos. Instalados no centro de compras, os equipamentos integram o Corredor Verde, primeira eletrovia do Norte/Nordeste do Brasil e vai ligar Salvador a Natal.
A via de mobilidade elétrica desenvolvida pela Neoenergia vai permitir aos motoristas de carros movidos a eletricidade se deslocarem por seis estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, ParaÃba e Rio Grande do Norte. O projeto sustentável estimula a descarbonização da economia, com o uso de automóveis que utilizam fontes renováveis de energia.
Os dois pontos de recarga instalados no Shopping da Bahia são do tipo Wallbox e possuem carga média, com capacidade para um veÃculo por vez, com conector AC Tipo 2 (mais comum entre as opções disponÃveis no mercado). Neste primeiro momento, as estações de abastecimento de veÃculos elétricos no shopping funcionarão de forma gratuita. A intenção é aproveitar este inÃcio para divulgar o espaço e apresentar esta nova possibilidade de recarga para os proprietários de carros elétricos.
"Em toda a nossa história, sempre fomos pioneiros e inovadores. Atualmente, essas caracterÃsticas estão diretamente ligadas não só a jornada de consumo dos clientes, mas, principalmente, a como seremos cada vez mais responsáveis e sustentáveis. Ser o ponto de partida da primeira eletrovia do Norte-Nordeste é um orgulho para nós e mais um passo para mantermos a relevância do nosso equipamento para a sociedade baiana", afirma Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia.
“O Corredor Verde da Neoenergia é uma iniciativa inovadora de estÃmulo à sustentabilidade. O projeto oferece à sociedade uma alternativa possÃvel para contribuir com o combate à s mudanças climáticas. Incentivar a mobilidade elétrica significa reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio da descarbonização da frota de veÃculos”, declara o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba/Neoenergia, José Brito.
No total, o Corredor Verde contará com 18 pontos de recarga. Doze estarão ao longo das vias que conectam os seis estados no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida, cerca de 30 minutos. Além do Shopping da Bahia, outros eletropostos serão instalados em centros de compras de Recife e Natal, áreas de concessões das distribuidoras da Neoenergia, Celpe e Cosern, respectivamente.
Os pontos em shoppings têm como finalidade atender quem trafega normalmente nas áreas urbanas das três capitais, como também as pessoas que estão em viagem e querem aproveitar para abastecer o veÃculo enquanto realizam alguma compra ou refeição.
Outros pontos do Corredor Verde estão próximos de serem inaugurados nos seis estados. Na Bahia, estão prontas as duas unidades do Senai Cimatec, as unidades da Praia do Forte e a da Linha Verde, na BA093 (Massarandupió). Em Feira de Santana, o local ainda está sendo definido para futura instalação. Em Sergipe, já está pronto para ser utilizado o ponto do municÃpio de Estância.
Os locais de abastecimento em Alagoas (Porto Real de Colégio e Rio Largo), Pernambuco (Escada e Jaboatão dos Guararapes), ParaÃba (João Pessoa) e no Rio Grande do Norte (Parnamirim), devem ser finalizados nas próximas semanas e serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021.
Após concluÃdo, o Corredor Verde terá 1.200 quilômetros de extensão, cortará seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municÃpios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável.
Além do benefÃcio ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veÃculo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustÃveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estÃmulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes’.
O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estÃmulo de utilização de veÃculos elétricos e no processo de descarbonização da economia. O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Dentre os ODS, a companhia tem especial foco no número 7, voltado a levar energia acessÃvel e limpa para todos e o ODS 13, que busca tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do paÃs em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municÃpios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
Magali Paterson

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