A filosofia surgiu por volta do sĂ©culo VI, tendo como fundador PitĂĄgoras, embora alguns historiadores da filosofia defendam o filĂłsofo Tales de Mileto, como sendo seu fundador legĂtimo. Antes do surgimento da filosofia, os homens interpretavam o mundo atravĂ©s dos mitos, ou seja, os fenĂŽmenos da natureza eram explicados por seres divinos, fantasiosos, sobrenaturais.
A filosofia surge entĂŁo para esclarecer os fenĂŽmenos da natureza pela razĂŁo e pela ciĂȘncia. Surge a partir do momento que o homem descobre a logos = razĂŁo, e começa a investigar a physis = natureza, de maneira mais lĂłgica e racional. A filosofia nasce, portanto, como cosmologia = estudo do cosmos = mundo ordenado, isto Ă©, os primeiros filĂłsofos estudaram os astros e os corpos celestes.
Para entendermos melhor porque devemos estudar filosofia, vamos entender primeiro que ela nĂŁo Ă© uma ciĂȘncia, porĂ©m uma reflexĂŁo sobre os mĂ©todos e procedimentos cientĂficos; nĂŁo Ă© cultura, mas analisa os processos culturais; nĂŁo Ă© religiĂŁo, porĂ©m faz estudo rigoroso das questĂ”es da fĂ©; nĂŁo Ă© arte, mas uma observação crĂtica das manifestaçÔes artĂsticas. Ora! O que Ă© filosofia entĂŁo? Filosofia Ă© uma reflexĂŁo rigorosa sobre toda a realidade!
Por ser a filosofia capaz de refletir rigorosamente por determinado assunto, a importĂąncia em estudĂĄ-la, Ă© que Ă© ela quem forma cidadĂŁos crĂticos e participativos numa sociedade e em todos os aspectos de uma. Ă a filosofia que nos orienta a adotar uma postura de observação e anĂĄlise de todas as situaçÔes que nos cercam durante a vida. Ă a filosofia que nos ensina a nos distanciĂĄrmos do problema para analisĂĄ-lo em sua totalidade. Ă a filosofia que nos proporciona uma postura crĂtica, ou seja, reflexora e questionadora. Pode parecer de primeira instĂąncia que nunca usaremos o que aprendemos sobre filosofia na escola e nos questionamos porque aprender o que pensavam os filĂłsofos da antiguidade, mas aos poucos e com o passar do tempo entendemos que Ă© a filosofia que nos baseia e nos encaminha para sermos cidadĂŁos crĂticos, participativos, questionadores sobre todos os assuntos que nos cercam.

Nenhum comentĂĄrio
Postar um comentĂĄrio
Regras do site
NĂŁo serĂŁo aceitos comentĂĄrios que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calĂșnia, injĂșria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Ă qualquer ofensa Ă dignidade de alguĂ©m. Na injĂșria, ao contrĂĄrio da calĂșnia ou difamação, nĂŁo se atribui um fato, mas uma opiniĂŁo. O uso de palavras fortes como "ladrĂŁo", "idiota", "corrupto" e expressĂ”es de baixo calĂŁo em geral representam crime. A injĂșria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religiĂŁo ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrÔes, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentårios que respeitarem as regras acima expostas.